Select Page

Conheça a página brasileira oficial da Spinning Babies®!

Spinning Babies® é uma maneira diferente de ver o parto. Um novo Paradigma!

O parto é um processo que envolve a fisiologia da mãe e do bebê, portanto a fisiologia e o equilíbrio corporal de ambos têm enorme influência sobre o parto.

Desperte a sua consciência corporal!

Fazendo exercícios e movimentos simples, você pode soltar os tecidos moles (músculos, ligamentos etc.) de sua pelve e permitir que o parto aconteça espontaneamente.

 

Prepare-se durante a gestação

Restabeleça seu equilíbrio corporal, mantendo a pelve estável e flexível ao mesmo tempo.

Um corpo equilibrado durante a gravidez não deve sofrer com dores nos quadris ou nas costas.

O conjunto de exercícios “Essenciais Diários” cria espaço no útero e na pelve para o bebê se posicionar da melhor maneira possível.

As Gestantes podem aprender a palpar a barriga, se conectar e estimar a posição do bebê usando o Belly Mapping®.

 

A posição do bebê

Quando o bebê está em uma boa posição para o parto, ele está cefálico (cabeça para baixo) e seu queixo está próximo ao peito (fletido). Dessa maneira, o menor diâmetro da cabeça se apresenta primeiro para encaixar na pelve. Normalmente, a posição que favorece a flexão da cabeça é aquela em que as costas do bebê estão à esquerda e ele está olhando para as costas da mãe. Ou seja, a nuca (formada principalmente pelo osso occipital) está voltada para frente. Essa posição é chamada de Occipito Esquerda Anterior. A posição Occipito Esquerda Transversa também é ideal. Agora, quando o rosto do bebê está virado para frente e sua coluna alinhada junto à coluna da mãe (costas voltadas para o osso sacro da mãe ou posição Occipito Sacro), o queixo da criança tende a ficar longe do peito (defletido). Com isso, o diâmetro da cabeça que se apresenta para entrar primeiro na pelve é maior e o bebê tem maior dificuldade em fazer o encaixe na pelve. Se o bebê está em Occipito Sacro, Occipito Direita Posterior ou Occipito Direita Transversa (variações em que a coluna do bebê está próxima da coluna da mãe), ele pode ter mais dificuldade para fletir a cabeça. O trabalho de parto pode demorar mais ou causar mais dores nas costas.

No Brasil, a editora Ema comercializa nosso livro sobre Belly Mapping® em português.

 

Técnicas para o trabalho de parto

Desde a gestação, comece a alongar seus músculos e ligamentos abrindo espaço para o bebê se encaixar na pelve em uma posição mais confortável e favorável para o parto. Veja como em nosso vídeo “Essenciais Diários”. Use também nossas técnicas e as posições especiais proposta para o trabalho de parto – aprenda cada uma delas em nossa Aula Spinning Babies® para Casais e Gestantes.

Quando uma parturiente fica em determinadas posições, sua pelve pode se abrir mais, tornando o processo mais confortável e reduzindo o tempo de trabalho de parto. Por exemplo, podemos abrir a parte superior da pelve com uma retroversão pélvica caso o bebê esteja alto ou abrir a parte inferior da pelve com uma anteversão pélvica, caso o bebê esteja baixo.

 

Quem tem permissão ensinar Spinning Babies® no Brasil?

As Educadoras Perinatais Certificadas Spinning Babies® podem oferecer a Aula Spinning Babies® para Gestantes e Casais. Essa aula tem duração de três horas e o custo varia de acordo com a cidade.

Você pode encontrar a lista de Educadoras Perinatais Certificadas Spinning Babies® no nosso site.

Sua doula ou profissional que vai acompanhar seu parto também pode ajudar você a aprender as técnicas para seu uso pessoal. Porém esses profissionais não são autorizados a dar aulas, divulgar ou fazer cobranças adicionais por serviços Spinning Babies® para gestantes e casais, mas podem lhe oferecer apoio para que você use a técnica enquanto estiver sob seus cuidados.

Profissionais de saúde (obstetras, enfermeiras(os) obstetras, obstetrizes, doulas etc.) podem fazer o Workshop Spinning Babies® oferecido por Instrutoras Aprovadas Spinning Babies® – Essas instrutoras são as únicas profissionais autorizadas a ensinar nosso currículo a profissionais de saúde.

 

Nosso time no Brasil!

A partir de agosto de 2019, a obstetriz Maíra Libertad será uma instrutora oficial no Brasil.

Maíra Libertad, CNM, MSc, PhD, é uma enfermeira obstetra brasileira. Ela começou a atender partos domiciliares em 2011, no Rio de Janeiro, depois de quase 10 anos como enfermeira em hospitais e maternidades. Atualmente, ela reside e trabalha em Botucatu, no interior de São Paulo. Maíra trabalha com formação de doulas e oferece treinamentos para obstetrizes, enfermeiras(os) obstetras, médicos de família e obstetras desde 2013, abordando assuntos como fisiologia do parto, política do parto, parteria baseada em evidências, emergências obstétricas e ressuscitação neonatal. Tem interesse especial por partos fisiológicos, partos pélvicos e cuidados perineais no pós-parto. Antes de se tornar enfermeira obstetra, ela também foi doula por dois anos (2001-2002).

Instrutoras Aprovadas Spinning Babies® levam o Workshop Spinning Babies® para profissionais de saúde em todo o mundo, incluindo Brasil e Portugal.

Todas as nossas Instrutoras Aprovadas estão listadas em nosso site. Somente as profissionais listadas no site foram treinadas e aprovadas por Gail Tully. O Siaparto, evento organizado por Ana Cristina Duarte, inclui uma Instrutora Aprovada Spinning Babies® entre os palestrantes.

A Spinning Babies® é uma marca registrada e uma empresa com atividades nos EUA e em outros lugares do mundo. A Maternity House Publishing, Inc. é a empresa mãe da Spinning Babies®.

Se quer saber sobre próximos cursos, workshops ou maiores informações entre em contato através do e-mail MairaLibertad@SpinningBabies.com.

Jan 25

 


Tania De Filippis,

Doula há 6 anos, formada pela Escola de Doulas Ando/Campinas, pós-graduação em Psicanálise e atualmente cursando faculdade de Fisioterapia. Educadora Perinatal Certificada e Spinning Babies® Aware Practitioner.

Entrou para a família Spinning Babies em 2017 e desde então vem dando suporte para todos os assuntos relacionados à abordagem.
Se quer saber sobre próximos cursos, workshops ou maiores informações entre em contato através do e-mail tania@spinningbabies.com.

 

Nossos vídeos

Conheça nossos vídeos com legendas em português:

Essenciais Diários , disponível no Vimeo.com

Aula Spinning Babies® para Casais e Gestantes , disponível no nosso site SpinningBabies.com

 

Nossos livros

A editora Ema comercializa nosso Guia Prático de Belly Mapping®: Descobrindo a posição do bebê na barriga pelo tato (The Belly Mapping Workbook). Recomende o nosso Spinning Babies®  Guia de consulta rápida para profissionais para a equipe que vai acompanhar seu parto ou ainda o Spinning Babies® Pélvico.

 

Spinning Babies® Aware Practitioners

Kalu Gonçalves

Educadora Perinatal Certificado Spinning Babies®, Professora de Yoga, Educadora Pré Natal pela ANEP Brasil – Associação de Educadores Pré Natal do Brasil Panapaná
Address Panapaná Saúde e Feminino Av Brigadeiro Luís Antônio 3189 casa5 São Paulo, Brazil Phone: 011963484260 Website: http://Olharmamifero.com.br
Photo of Kalu Gonçalves

Biographical Info

Kalu Gonçalves é Mãe, jornalista e fotógrafa (depoimento e fotos no filme Renascimento do Parto 2), professora de Yoga e Educadora Perinatal Spinning Babies®️; Educadora Pré Natal pela ANEP Brasil – Associação de Educadores Pré Natal do Brasil; Doula parto e pós parto; coordenadora do Programa de Doulas Voluntárias do Hospital da Luz e integrante do Panapaná – Saúde e feminino.

Categories: Brazil, Educadora Perinatal Certificado Spinning Babies®, Spinning Babies® Certified Parent Educator (SpBCPE)
Updated 7 months ago.

 

Educadoras Perinatais Certificadas Spinning Babies®

Share
Tweet
Pin
Email